domingo, 17 de agosto de 2008

2º TORNEIO DE FUTSAL 2008

Neste sábado dia 16 de agosto de 2008 foi realizado o 2º Torneio de Futsal, onde contamos com a participação de 8 times dentre eles:


Corinthians

Barretos

Chelsea

Sport

Tabajara

Manchester

Barcelona

Milan

Com o Torneio tivemos o seguinte resultado:

Campeão: Milan

Vice Campeão: Manchester

3º lugar: Chelsea





NÓS NA FESTA

Nós do Programa Escola estaremos também no Parque do Peão na 53º Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Estaremos localizados no Rancho do Peãozinho das 9:00 às 17:00 com muitas atividades para todo o público que comparecer.

Rancho do Peãozinho: o espaço da criança no Parque do Peão

Tudo neste espaço é planejado e feito pensando no bem-estar da criança e da família.


Desde o projeto idealizado até a realidade, que atualmente ocupa 35 mil metros quadrados no Parque do Peão com atrações diversas e temática country, o Rancho do Peãozinho tem como um de seus lemas: Diversão para a Educação. E para isso, não são medidos esforços. O princípio deste espaço aconteceu em 1987 através do integrante de Os Independentes Mussa Calil Neto como uma necessidade de criar um espaço para promover diversão para as crianças e, ao mesmo tempo, arraigar e dar continuidade à cultura e tradição sertanejas. Nesta primeira iniciativa foi montado um circo com atrações infantis para divertir toda a família.
Os objetivos expandiram e a realidade se concretizou em 1999, na gestão do presidente José Mendes Santana, o Mendão, e tendo como coordenador Daniel Bampa. Desde então o espaço tem tido atenção especial, sempre crescendo em número de visitas e qualidade das atrações. O local reproduz o próprio Parque do Peão em uma versão mirim, com Arena, onde são realizados os rodeios em carneiros e júnior; Berrantinho, correspondente ao Espaço Berrantão, que possui atrações como escolha da Mini-Rainha e Rainha do Peãozinho, apresentações de cantores mirins, grupos de danças e outras atividades culturais; Mini-Fazenda onde as crianças aprendem todo o processo de produção e conhecem plantas que ficam em uma mini-estufa e Mini-zoológico com animais exóticos e ensinamentos sobre os bons tratos aos animais.
Além destes espaços fixos, o Rancho do Peãozinho também tem várias outras atrações como a Rádio do Peãozinho, em que as crianças e jovens podem interagir com o locutor, passeios em charretes e cavalos, apresentações de danças e artesanato indígena com tribos presentes e muitas ações educativas de patrocinadores, como a Mini-Cidade montada pela concessionária de rodovias Tebe, em que a criança aprende noções de Educação para o Trânsito e o Escovódromo, em que a higiene bucal é ensinada de maneira divertida.
Palhaços e malabaristas também se espalham pelo local durante a Festa promovendo um clima de muita alegria, cor e harmonia.Cerca de 100 funcionários treinados, entre monitores e seguranças, garantem a diversão e o sossego de crianças e responsáveis nos 11 dias de Festa do Peão. Além deste grupo, aproximadamente 200 jovens voluntários do grupo Promoção Humana – Jovens Com Uma Missão, também atuam no local. Para reforçar ainda mais a segurança existe o apoio da Polícia Militar e uma Unidade de Pronto Atendimento da UNIMED exclusiva para o Rancho do Peãozinho. “Desde a sua fundação não existe registro de acidentes ou incidentes no local”, conta Beto Vicentini, atual coordenador do projeto.
Voltado especialmente para a família, no Rancho do Peãozinho, adultos só entram acompanhados de crianças. No local é proibida a entrada com bebidas alcoólicas e não é permitido fumar.Em 2006 o Rancho do Peãozinho registrou mais de 75 mil visitas. Pesquisa feita pela organização do evento com a polícia revelou que as ocorrências no Rancho é zero, a tranqüilidade é garantida por seguranças e monitores. Portanto, a diversão é mais que certa.

Nós estaremos lá e o blog também vai mostrar tudo de perto.

TARDE DE TALENTOS

Neste sábado dia 16 de agosto 2008 aconteceu a sensacional Tarde de Talentos, onde ocorreram várias apresentações.
A primeira apresentação ficou por conta da aluna Tainá, que contagiou e empolgou todo o público com seu talento. A segunda apresentação foi a encenação de uma peça de teatro produzido pelos alunos do Pré-Jovens, que é coordenado pela professora e voluntária Josiane, que levou uma mensagem para os jovens presente. A terceira apresentação ficou por conta do parceiro e professor Emerson, com uma linda demonstração de seus alunos com a arte do Kung-Fú.



Na quarta apresentação tivemos a aluna Jéssica, com um lindo tom de voz, cantando outra música e envolvendo todos os participantes. A quinta apresentação mostrou uma cultura que não é tão habitual entre nossos alunos, que foi feita pelos jovens Igor e Bruna, que tocaram violino e violoncelo. E para encerrar a nossa Tarde de Talentos todos os participantes do Programa Escola da Família dançaram várias músicas de hip-hop, axé, funk e rebolation.



Sendo assim uma tarde muito agradável, que contou com a presença de vários pais e toda a comunidade.

A FESTA TÁ CHEGANDO - UM POUCO SOBRE O RODEIO

:: O Rodeio no Brasil

A história de Barretos se confunde com o rodeio brasileiro. Até 1955, Barretos era uma pacata cidade que tinha na pecuária sua principal atividade econômica. Passagem obrigatória dos "corredores boiadeiros", como eram conhecidas as vias de transporte de gado entre um estado e outro, Barretos era sede também do Frigorífico Anglo, instalado em 1913 e de propriedade da família real inglesa, suas instalações lembram uma autêntica vila inglesa. Era na época o maior da América Latina. Mas eram os peões das comitivas, que reunidos para descansarem, acabavam criando mil maneiras para se divertirem. E como não podia deixar de ser, nestes encontros tentavam mostrar suas habilidades na lida com o gado. Nesta época era freqüente em Barretos a vinda de dançarinas de cabarés franceses para entreter fazendeiros e os peões de comitivas.Em um sábado de 1947, na quermesse realizada pela Prefeitura Municipal de Barretos, na praça central da cidade, acontece o primeiro rodeio do país, realizado dentro de um cercado com arquibancadas.E foi assim, que em 1955, nasceu numa mesa de bar, OS INDEPENDENTES. Um grupo de rapazes solteiros e auto suficientes, como era a regra, ligados a agropecuária local, teve a idéia de promover festas inspiradas na lida das fazendas, com o objetivo de arrecadar fundos para as entidades assistenciais da região. Um ano depois, em 1956, foi lançada a 1ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Sob a lona de um velho circo, surgiu o modelo do evento rural de maior sucesso do país. Já na primeira festa, a principal atração foi o rodeio. E os mesmos peões que passavam meses viajando pelos estados brasileiros, agora eram estrelas da festa do peão de Barretos.Ninguém poderia imaginar que a partir daquele ano a história dos peões de boiadeiro mudaria para sempre, e que o destino de Barretos seria o de se tornar a capital do rodeio brasileiro. Tudo que ali era realizado servia como modelo para outras cidades que também começavam a promover suas festas.O resultado foi que na década de 60 o número de eventos ligados ao rodeio no Brasil havia crescido muito, principalmente no estado de São Paulo. Muitos peões acabaram se transformado em competidores e corriam de uma festa para outra atrás dos prêmios. Mas era em Barretos que todos tentavam a "sorte grande". A cada ano a Festa de Barretos crescia. Em 1960, já era conhecida em todo o país. O Festival do Folclore de Barretos contava com a participação de países da América do Sul como Argentina, Uruguai, Paraguai, assim como várias regiões do Brasil.

:: O Rodeio hoje

Próximo a completar seus 50 anos, Barretos tem o reconhecimento internacional. A adrenalina que corre solta na arena, e a emoção do público fazem da festa um show que merece ser assistido. Gente de toda parte do Brasil vem conferir de perto a maior festa de rodeio do país. Toneladas de equipamentos e equipes de Rodeio de todo o mundo compõem essa mega estrutura. Além das atrações internacionais nas arenas e nos palcos, é um dos eventos rurais que recebe o maior público do planeta.A Festa de Barretos tem orgulho e respeito pelo seu passado, cuida com coragem e competência de seu presente, e olha o seu futuro com o entusiasmo de quem tem quase 50 anos de história para contar.

Existem famílias no rodeio brasileiro que se dedicam exclusivamente à criação de touros e cavalos para rodeios. Algumas se destacam como a família Falque de Catandura-SP, Paulo Emílio de São José do Rio Preto-SP e a família de Felipe Americano, neto do engenheiro Oscar americano. "Chicão" e seus dois filhos, representantes da família Falque, chamam especial atenção pelo comportamento caricato.Os "toureiros" salvas-vidas garantem a segurança e a própria vida dos peões de rodeio. Vestidos de maneira espalhafatosa, para chamarem a atenção dos touros. Muitas vezes se posicionam entre o animal e o peão, após a queda da montaria. A dupla Django e Meio-Quilo se destacam, pois são vindos de famílias de toureiros de circo.

domingo, 3 de agosto de 2008

Mais um grande evento - TARDE DE TALENTOS


No próximo dia 16 de agosto acontecerá aqui na escola Fábio Junqueira Franco a nossa Tarde de Talentos a partir das 14:00 horas. As incrições serão feitas no dia e qualquer pessoa que queira mostrar o seu talento pode comparecer.

Venha cantar, dançar, contar piada ou qualquer outro talento que você tenha para mostrar para os outros.

Curso de italiano

Um pouco sobre a língua italiana

A língua italiana (língua italiana) ou italiano (italiano) é uma língua românica falada por cerca de 70 milhões de pessoas, a maioria das quais vivem na Itália. O italiano padrão baseia-se nos dialectos da Toscana e é de certo modo intermédio entre as línguas da Itália do sul e as línguas galo-românicas do norte. O padrão toscano, muito antigo, tem vindo a ser ligeiramente influenciado nas últimas décadas pela variante de italiano falado em Milão, a capital econômica de Itália. O italiano tem consoantes duplas (ou longas) tal como o latim, mas ao contrário da maior parte das línguas românicas modernas, como por exemplo, o francês, o espanhol ou o português. Tal como na maioria das línguas românicas (com a excepção do francês), a acentuação é distintiva.

História

A língua italiana atual deriva em grande parte do latim vulgar. Inicialmente, existiam dois tipos de latim falados até à idade média: o latim clássico falado pelos romanos mais cultos e influentes ou pelos moradores da área original de Roma, mais complexo, e o latim vulgar, que era falado pelos soldados e pelos povos dominados pelos romanos.
Uma vez que os soldados se mantinham por determinados períodos de tempo nos locais ocupados, eram, de certa forma, encarregados em impor a língua latina aos colonos, pelo que, a variante de latim vulgar se tornou a mais falada em toda a extensão do vasto Império Romano. Com a ocorrência de misturas de dialetos locais com o latim formaram-se várias das línguas actuais, tais como o português, o espanhol, o francês, o romeno e muito da essência do inglês.
O italiano é assim um caso à parte, uma vez que, com a queda do Império Romano do Ocidente e o extermínio e dispersão dos romanos, deu-se um impedimento à difusão e conservação da tradição, preservando-se apenas o latim vulgar durante a Idade Média, usado como língua de alguns pequenos estados da península itálica e regiões circundantes bem como a língua oficial da Igreja Católica, que exercia um grande poder na época, ajudando na preservação da língua (actualmente, no Estado do Vaticano, a língua oficial ainda é o Latim, o que não dificulta em nada o contato com os italianos).
No século XIX, com a unificação dos pequenos estados da península itálica cuja ligação comum era, basicamente, a língua, promulgou-se o italiano como língua oficial, que só não pode ser considerada como latim vulgar "puro" por ter influências das línguas da região da Toscânia.

Língua da Itália unificada

O italiano standard, usado hoje na Itália, é descendente dos dialetos da Toscana, especialmente aquele falado em Florença, um dos mais importantes centros culturais da História italiana. Este dialeto ganhou prestígio sobretudo após ser usado por Dante Alighieri, o maior escritor italiano. Desta forma, o italiano padrão só era falado na região da Toscana. Com a unificação italiana, o dialeto de Florença foi escolhido como língua oficial da Itália.

Os dialetos italianos.

A Itália, anteriormente dividida em diversos reinos, com línguas e dialetos próprios, só se unificou na segunda metade do século XIX. Diversos idiomas e dialetos prevaleciam entre a população do País. Estes dialetos eram, na maioria das vezes, incompreensíveis entre si. Por exemplo, um italiano que fale um dialeto do sul da Calábria não entende o dialeto de alguém do norte da Calábria. De uma cidade para outra, os dialetos italianos podem mudar completamente. Em consequência, era necessário unificar a população italiana dentro de um único dialeto que, no caso escolhido, foi o dialeto toscano.
Em 1861, ano do Risorgimento italiano, apenas 2,5% da população italiana se comunicava em italiano e outros 10% compreendiam a língua. A esmagadora maioria da população nem ao menos possuía conhecimento da língua. O italiano só se tornou dominante nos últimos cinquenta anos, com a alfabetização em massa da população italiana e o desenvolvimento de tecnologias como a televisão, que contribuiu para a divulgação da língua italiana. Na década de 1950, o italiano ainda perdia para os dialetos: 18% da população se comunicava na língua oficial, 18% alternava entre dialeto e italiano e 64% usava algum dialeto. Atualmente, 44% da população italiana usa apenas o italiano, 51% alterna entre italiano e dialeto e apenas 5% fala apenas dialeto. Para muitos italianos, falar dialeto é sinônimo de ignorância e falta de estudos. O italiano standard é, então, considerado o idioma da escolaridade e da população bem-educada, enquanto os dialetos são usados sobretudo no meio rural e para se comunicar com os familiares.

Nosso curso

Todos os domingos das 15:00 às 16:00 horas.
Com o professor Wellinton
Venham participar.......